• Home
  • Notícias
  • Inauguração do SAA da Vila - Sede de Chigubo (Ndidiza)

Inauguração do SAA da Vila - Sede de Chigubo (Ndidiza)

A 04 de Junho de 2019, foi inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Vila Sede de Chigubo - Gaza, acto presidido por Sua Excelência Presidente da República de Moçambique - Eng. Filipe Jacinto Nyusi, no âmbito das visitas presidenciais à província de Gaza.

O SAA de Chigubo faz parte das obras do PRAVIDA, que esteve a cargo do Consórcio JJR Moçambique como empreiteiro e Técnica Engenheiros Consultores como fiscais e teve como duração de execução de 12 meses, desde Agosto de 2018.

O valor da obra foi de 81.656.856,08MT financiados pelo Governo de Moçambique através do Orçamento do Estado.

 

Em termos de principais características, o Sistema é dotado de duas alternativas de fonte de água, nomeadamente água subterrânea através de furos que será submetida a um tratamento por dessalinização e água superficial resultante das chuvas que será armazenada no reservatório escavado e submetida a um tratamento convencional. Esta redundância, em termos de fonte de água, resulta da necessidade de criar maior resiliência as infra-estruturas e desse modo assegurar um abastecimento de água contínuo mesmo em anos de seca.

O sistema está dotado de capacidade que permite abastecer água a população, em quantidade e qualidade adequadas. O mesmo irá permitir a melhoria do acesso aos serviços de abastecimento de água à mais de 1.530 habitantes (correspondente a 73% de cobertura), através de 124 ligaçõe e 5 fontanários no arranque das operações, prevendo-se ainda que este número possa crescer para cerca de 3.180 habitantes até 2039, que corresponde ao horizonte do projecto.

 

Imprimir Email

Sobre AIAS

Contactos

Av. Eduardo Mondlane, 1352.

Maputo  (+258) 21321838 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.