• Home
  • Projectos
  • Abastecimento de Água

Abastecimento de água

 

A Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento é responsável pela gestão do património dos sistemas públicos secundários de distribuição de água e aqueles que lhe foram alocados, incluindo construção, reabilitação de sistemas de abastecimento de água, promoção da gestão autónoma, eficiente e financeiramente sustentável com operadoras públicas e privadas.

 

Projecto de Construção dos Sistemas de Abastecimento de Água das Vilas de Chicualacuala (Gaza) e Funhalouro (Inhambane)

 

Documentos dos Estudos de impacto ambiental para os projectos

EAS&PGA_Chicualacuala_Versao_16Maio20

EAS&PGA_Funhalouro_Versao_15Maio20

 

Projecto de Água Segura para Zonas Rurais e Vilas (P 173518) / Rural and Smal Town Water Security Project (P173518)

 

O Governo de Moçambique (GdM), através do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) e por intermédio da Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS) e a Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento (AIAS), está a preparar o Projecto de Água Segura para Zonas Rurais e Vilas (P 173518) doravante denominado "Projecto Água Segura" ou simplesmente ‘’o Projecto’’), com o objetivo de aumentar o acesso e melhorar a provisão de serviços de água e saneamento em pequenas cidades e áreas rurais seleccionadas, nas Províncias de Zambézia e Nampula.

O Projecto responde aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 sobre Água Potável e Saneamento e visa apoiar subprojectos a serem implementados nas províncias de Zambézia e Nampula, num conjunto de 20 vilas e pequenas cidades que irão beneficiar de intervenções de reabilitação, melhoria e expansão dos sistemas de abastecimento de água (8 na Zambézia e 12 em Nampula), e 27 vilas e pequenas cidades  irão beneficiar de intervenções de saneamento (14 na Zambézia e 13 em Nampula) e 30 localidades (10 em Nampula e 20 na Zambézia) para investimentos em sistemas de abastecimento de água e serviços de saneamento integrados.

Estima-se que no espaço das vilas e pequenas cidades 481,000 pessoas beneficiem das intervenções do projecto. Prevê-se que no espaço rural 467,000 pessoas possam beneficiar das intervenções do projecto.

Este Projecto concorre para o financiamento do Banco Mundial (BM) por meio de Financiamento de Projectos de Investimento (FPI), sendo necessária à sua concepção e execução de acordo com as Normas Ambientais e Sociais (NAS) do Quadro de Gestão Ambiental e Social (QGAS) do Banco Mundial e do Quadro de Políticas de Reassentamento. É neste âmbito que se apresenta o actual Quadro de Gestão Ambiental e Social (QGAS) e Quadro de Políticas de Reassentamento (QPR). Além destes instrumentos, o Governo de Moçambique elaborou um Plano de Compromisso Ambiental e Social (PCAS) e um Plano de Engajamento das Partes Interessadas (PEPI).

Para efeitos de discussão pública, de acordo com as Políticas do Banco Mundial e da Legislação Nacional, são aqui disponibilizados os documentos acima mencionados. Todos os comentários e sugestões para a mehoria dos mesmos poderão ser enviados para os seguintes endereços:

PEPI - proj P173518 -Agua Segura nas Vilas e Zonas Rurais

PCAS-Proj.P173518- Agua Segura Zonas Rurais

24_06_2021_QPGAS_AIAS-Versão Final

24.06.2021_QPR_ Projecto Agua Segura

Imprimir Email

Sobre AIAS

Contactos

Av. Eduardo Mondlane, 1352.

Maputo  (+258) 21321838 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.