Tel: (+258) 21321838 / (+258) 843008126 | Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Quem Somos ?

No âmbito da expansão do Quadro de Gestão Delegada do Abastecimento de Água Urbano (QGD), o Governo de Moçambique criou através do Decreto 19/2009 de Maio, a Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento cujo o mandato é dentre outros promover a gestão autónoma, eficiente e financeiramente sustentável dos sistemas públicos de Abastecimento de Água e Saneamento.

A AIAS é pessoa colectiva de direito público de âmbito nacional, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa. A Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento é responsável pela gestão do património dos sistemas públicos secundários de distribuição de água e aqueles que lhe foram alocados, e pelos sistemas públicos de drenagem de aguas residuais, promovendo a sua gestão operacional autónoma, eficiente e financeiramente viável, através da delegação a operadores privados ou outras entidades. 

A Nossa Missão

Gerir com eficiência o património dos sistemas públicos secundários de abastecimento de água e saneamento urbano, promovendo o desenvolvimento do capital humano, os investimentos e a exploração autónoma, financeira e ambiental sustentáveis.

 A Nossa Visão

Alcançar até 2025 a cobertura universal de abastecimento de água e saneamento nas vilas e pequenas cidades contribuindo para o desenvolvimento do Distrito, e o saneamento nas grandes cidades, elevando a qualidade de vida das populações.

Os Nossos Valores

  • Compromisso Corporativo
  • Disciplina e Empenhamento
  • Integridade e Transparência
  • Profissionalismo e Rigor
  • Crescimento e Espírito de Equipa
  • Comunicação
  • Gestão Participativa

As Nossas Atribuições

A Administração de Infra-estruturas de Abastecimento de Agua e Saneamento tem as seguintes atribuições:

a) Promover a gestão autónoma, eficiente e financeiramente sustentável dos sistemas públicos de distribuição de água e drenagem de águas residuais que lhe sejam afectados., através da delegação das respectivas operações por meios de contratos de concessões, gestão e cessão de exploração.

b) Gerir o programa de investimento público e o património dos sistemas públcos de distribuição de água e drenagem de águas residuais que lhe tenham sido afectadas.

c) Garantir temporariamente a gestão e exploração dos sistemas públicos de distribuição de agua e drenagem de aguas residuais.

d) Celebrar contratos com operadoras públicas e privadas;

e) Supervisionar as actividades do Conselho Provincial de Agua e Saneamento da área onde se encontram localizados os sistemas públicos de distribuição de água e drenagem de águas residuais;

f) Definir os planos de investimento e aprovar os planos de estratégia comercial e financeira para os sistemas alocados a sua responsabilidade, prestando a devida informação ao Conselho  de Regulação do Abastecimento de Agua (CRA);

g) Supervisionar a implementação de planos de investimento propostos pelos operadores deacordo com os contratos atribuídos pelo Ministério que superintende a Área de Abastecimento de Agua e Saneamento, fornecendo ao CRA informação sobre a observância das condições contratuais;

h) Manter um cadastro actualizado dos bens de domínio público e privado dos sistemas transferidos, de acordo com as cláusulas contratuais.

i) Alocar operador o património, supervisionar o seu uso;

j) Incorporar ao património os novos sistemas públicos resultantes do investimento publico ou de doações, mantendo o registo dos bens e imóveis, e uma conta de património.

k) Promover e facilitar a reestruturação das actuais empresas de prestação de serviços de abastecimento de água e de saneamento assim como a reestruturação dos serviços municipais e distritais, fortalecendo e encorajando a participação dos operadores privados locais através da introdução de modelos atractivos para a sua contratação.

l) Assegurar a protecção dos direitos adquiridos dos trabalhadores das empresas dos serviços reestruturados, de acordo coma legislação em vigor no País.